Services

Business Process Consulting

BUSINESS PROCESS CONSULTING

Na VIA, temos como principal objetivo ajudar as empresas a adotar modelos de negócio que integrem pessoas, processos, clientes, fornecedores e tecnologias, de forma a obter vantagens estratégicas e operacionais.
Apoiamos os nossos clientes na implementação de processos e sistemas de informação que permitam obter, nos prazos previstos e de forma eficiente, os resultados esperados.

Para alcançar os diversos objetivos de negócio, as empresas têm necessidade de repensar e redesenhar os processos, bem como otimizar os investimentos e custos operacionais em Tecnologias de Informação. Considerando ainda o impacto do ambiente competitivo e dos requisitos de regulamentação, os objetivos só podem ser alcançados com uma arquitetura de negócio bem definida e sistemas de informação flexíveis e ágeis.

A VIA ajuda os seus clientes a organizar a área de TI (aplicações, infraestruturas, organização e informações) de forma a suportar com eficiência e eficácia a arquitetura de negócio. Assim, em função dos objetivos de cada empresa, apresentamos soluções que garantem um total alinhamento entre o negócio e as Tecnologias de Informação.

Pequenas mudanças nos processos podem provocar efeitos impressionantes em termos de eficiência operacional e satisfação do cliente. A nossa abordagem pragmática e colaborativa identifica as iniciativas que têm valor mensurável para o negócio. Neste sentido, os nossos serviços de Business Process Design and Implementation incluem:

ANÁLISE DE DADOS:

Identificação, revisão e análise dos processos vigentes.

DESENHO DE PROCESSOS:

Definição e Desenho de possíveis soluções, incluindo automatização dos processos que sejam identificados.

REENGENHARIA DE PROCESSOS:

Avaliação dos processos existentes e identificação de possíveis soluções e melhorias subsequentes.

IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS:

Implementação dos processos de negócio (re)desenhados, de acordo com o estabelecido.

MONOTORIZAÇÃO DE PROCESSOS:

Monitorização dos processos de negócio implementados, mensuração de resultados e identificação dos ajustes e melhorias necessárias.

Program and Project Management

PROGRAM AND PROJECT MANAGEMENT

Participamos na gestão de programas e projetos de tecnologias de informação, vitais para o sucesso das empresas.

Os nossos serviços incluem a capacidade para gerir programas de transformação, projetos e iniciativas de forma eficiente, qualquer que seja o nível de exigência. Recorrendo às melhores práticas, desenhamos, desenvolvemos e implementamos processos e ferramentas, incorporando-as nas empresas.

A VIA pode ajudar as empresas com o desenvolvimento e implementação de Program Management Offices que gerem iniciativas para um departamento, projetos e programas de transformação.

À nossa experiência e competências adicionamos metodologias comprovadas e respetivas ferramentas de suporte, o que permite alcançar os resultados esperados. 

IT Services Architecture

IT SERVICES ARCHITECTURE

Planeamos e implementamos a arquitetura de tecnologias de informação que suportam os processos de negócio, maximizando o desempenho e a escalabilidade. Incorporamos novas competências em aplicações de negócio e desenvolvemos novas aplicações para melhorar os sistremas de informação dos nossos clientes. Como resultado, apresentamos:

>Sistemas de TI mais previsíveis e ágeis a um custo operacional otimizado;

>Melhoria na qualidade e rapidez na implementação de novas funcionalidades;

>Abordagens inovadoras que potenciam a adoção de tecnologias novas e comprovadas;

Definimos a visão, os princípios, os standards e roadmap para orientar a gestão das tecnologias que sustentam as empresas. Definimos a arquitetura de TI para a implementação e integração dos sistemas de informação.

Incorporamos novas funcionalidades e capacidades nos sistemas de informação, investigamos, analisamos e testamos novos métodos e abordagens para o desenvolvimento de sistemas, e criamos as competências necessárias. Para além disso, potenciamos técnicas de automação para migrar Legacy Systems para Java ou .Net.

Software Development

SOFTWARE DEVELOPMENT

Desenvolvemos Softwares desenhados para otimizar os processos de negócios das empresas, contribuindo assim para o seu crescimento e eficiência. Seja desenvolvimento de Software, testes e garantias de qualidade de Software, integração de sistemas, consultoria de tecnologia ou apoio técnico, a VIA Consulting reúne todas as características para ser o parceiro ideal.

A VIA é uma boutique de experts que prestam serviços de desenvolvimento de Software para diversas áreas verticais e de negócio. Apoiamos os nossos clientes em todas as fases do ciclo de vida do desenvolvimento de Software, desde a conceção, análise e prototipagem ao desenvolvimento e implementação da solução final.

CUSTOM DEVELOPMENT:

Na VIA, não nos limitamos a criar Software. Construímos soluções de acordo com as necessidades e requisitos das empresas. Desenvolvemos soluções em COBOL/CICS/DB2, COBOL400/DB2400; JAVA, C# e em outras linguagens, com os SGBD mais comuns.

SOFTWARE PRODUCT DEVELOPMENT:

Um produto comercial bem-sucedido deve responder a diversas necessidades e é diferente de outros projetos de desenvolvimento de software. A VIA tem a experiência e conhecimentos para desenvolver um produto personalizado de acordo com os objetivos e requisitos estabelecidos.

REENGENHARIA DE PROCESSOS:

Ajudamos os nossos clientes a avaliar os processos existentes e identificamos possíveis soluções e melhorias subsequentes.

UX DESIGN & PROTOTYPING:

User Experience é um fator fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Os nossos experts de prototipagem e UX Design desenham e implementam soluções intuitivas e fáceis de utilizar em todos os dispositivos e plataformas.

ENTERPRISE APPLICATION INTEGRATION:

A integração entre sistemas é normalmente um desafio. No entanto, graças aos nossos serviços de EAI conseguimos melhorar o acesso à informação em tempo real, agilizar processos de negócio e facilitar a manutenção do sistema.

A VIA realiza projetos de desenvolvimento web em diversas indústrias, como Portais de atendimento a clientes, e-Learning, eCommerce, entre outros. Utilizamos, sempre que adequado e aplicável, ferramentas da VIA Consulting para acelerar o processo de desenvolvimento.

CUSTOM WEB APPLICATION DEVELOPMENT:

A vantagem das aplicações web customizadas e personalizadas é o facto de serem concebidas consoante o modelo de negócio em questão. Como tal, realizamos projetos de construção e implementação de aplicações web personalizadas, migramos Legacy Systems para interface web e adequamos as funcionalidades de front-end.

MOBILE-FRIENDLY WEBSITE DEVELOPMENT:

A diversidade dos dispositivos móveis faz do Web Mobile Design uma necessidade. A nossa equipa de experts em usabilidade, designers gráficos e profissionais de front-end desenham e implementam soluções intuitivas e fáceis de utilizar, que funcionam perfeitamente, independentemente do tamanho ou resolução do ecrã.

TECHNOLOGY COMPETENCE IN WEB DEVELOPMENT:

Java Web Development e .NET Web Development expertise:

> BackOffice e atendimento a clientes em Serviços Financeiros (Banking, Insurance, Payments a Mobile Money), Telecomunicações e Utilities;
> Integração com Legacy Systems, CRM, ERP, entre outros.

Javascript e HTML5 expertise:

> Visualização avançada de dados;
> Estruturas e bibliotecas de JavaScript inovadoras;
> Web Design Responsive e Mobile-first.

Na VIA, temos experiência no desenvolvimento de aplicações de mobilidade 360º, para telefones móveis com e sem internet.

MOBILE APP DEVELOPMENT

Os nossos profissionais, analistas, experts de UX e engenheiros informáticos desenvolvem aplicações web de mobilidade para qualquer sistema operativo (iOS, Android e Windows Mobile) de acordo com as especificidades de cada um (apps nativas) ou utilizando frameworks Cross Platform (ex.: Apache Cordova).

MOBILE USSD & SMS APPs

Desenvolvemos aplicações de mobilidade para qualquer telefone móvel, em USSD e SMS, de acordo com os objetivos de negócio pretendidos. Utilizamos a plataforma b@myhand ® da VIA Consulting para desenvolver as aplicações USSD & SMS.

OUR EXPERIENCE

Business Process Consulting

REORGANIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA ÁREA DE ARMAZÉNS.

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo melhorar o funcionamento da área de armazéns, otimizando a ocupação do espaço físico, e incrementar os níveis de eficiência e qualidade dos processos.

>SOLUÇÃO:

Foram redesenhados os espaços físicos dos armazéns, definidas novas funções para a gestão dos bens e dos espaços e identificadas medidas imediatas para permitir endereçar os desafios e necessidades. Foram ainda redesenhados e adequados os processos de trabalho e definidas as ações de foro tecnológico e processual a implementar a curto e médio prazo.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente 90 dias.

PROGRAM DEFINITION PLAN DE UM PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO (SUBSTITUIÇÃO DO CORE SYSTEM)

>DESAFIO:

O cliente pretendia:

> Definir e clarificar o âmbito do programa de transformação;
> Ter uma visão clara de qual seria a futura arquitetura dos seus Sistemas de Informação;
> Estabelecer a estratégia de implementação do programa de transformação;
> Estruturar o modelo de funcionamento para a realização do programa de transformação, nomeadamente em tudo o que estivesse relacionado com o envolvimento de terceiros;
> Definir o roadmap do programa de transformação, intervenientes e respetivos esforços.

>SOLUÇÃO:

Em estreita colaboração com as diversas áreas de negócio do cliente, foi efetuado o levantamento de requisitos junto da empresa detentora do package do Core System. Definimos e clarificámos o âmbito do projeto. Definimos a arquitetura de integração dos sistemas de informação e a estratégia de implementação. Elaborámos o roadmap do programa de transformação e estabelecemos o modelo de Governance.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente oito meses.

 

SISTEMA DE LEASING, ANÁLISE E LEVANTAMENTO FUNCIONAL 

>DESAFIO:

O cliente pretendia efetuar o levantamento e sistematização dos requisitos funcionais para uma solução ajustada às particularidades do mercado do país em causa, de gestão e administração de operações de Leasing.

>SOLUÇÃO:

Foram identificados os requisitos funcionais e desenhada a solução para dar cobertura às necessidades identificadas. Foi igualmente elaborado um plano de implementação em que foram priorizadas as funcionalidades mais relevantes.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente cinco meses.

 

REORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE PAGAMENTOS DA DIREÇÃO DE OPERAÇÕES 

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo otimizar a operativa sob a responsabilidade da área de pagamentos, nas vertentes de Pagamentos a Fornecedores, Clientes, Operações de Estrangeiro Enviadas, Operações de Estrangeiro Recebidas, Western Union e respetiva Informação de Gestão. Pretendia ainda identificar os automatismos que viabilizassem a consecução dos níveis de serviço e SLA estabelecidos, bem como a revisão e reorganização dos processos e respetiva estrutura organizativa.

>SOLUÇÃO:

Foi revisto o fluxo de processos e atividades realizadas pela área de pagamentos e respetivas interações com outros órgãos de estrutura, tendo por base fluxo de valor, eficácia, eficiência e custos. Assim, foram redesenhados e adequados os processos de trabalho, normalizados os mecanismos de comunicação com as unidades de negócio e definidas as ações de fórum tecnológico e processual a implementar a curto e médio prazo.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente 90 dias, permitindo o incremento dos níveis de eficiência e a diminuição dos custos operacionais.

 

REORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE CRÉDITO DA DIREÇÃO DE OPERAÇÕES

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo otimizar a operativa da área de Crédito, nas vertentes de Contratação, Créditos por Assinatura, Remessas Documentárias e Desembolso. Pretendia ainda identificar os automatismos que viabilizassem a consecução dos níveis de serviço e SLA estabelecidos, bem como a revisão e reorganização dos processos e respetiva estrutura organizativa.

>SOLUÇÃO:

Foi revisto o fluxo de processos e atividades realizadas pela área de crédito e respetivas interações com outros órgãos de estrutura, tendo por base um fluxo de valor, eficácia, eficiência e custos. Assim, foram redesenhados e adequados os processos de trabalho, normalizados os mecanismos de comunicação com as unidades de negócio e definidas as ações de fórum tecnológico e processual a implementar a curto e médio prazo.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente 90 dias.

REORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE COMPENSAÇÃO DA DIREÇÃO DE OPERAÇÕES

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo otimizar a operativa do gabinete de Compensação para a unidade de Cheques Internos, Sistema de Transferência de Fundos em tempo real, unidade de tratamento de cheques de outras instituições de crédito e transferências eletrónicas interbancárias. Pretendia ainda identificar os automatismos que viabilizassem a consecução dos níveis de serviço e SLA estabelecidos, bem como a revisão e reorganização dos processos e respetiva estrutura organizativa.

>SOLUÇÃO:

Foi revisto o fluxo de processos e atividades realizadas pela área de compensação e respetivas interações com outros órgãos de estrutura, tendo por base fluxo de valor, eficácia, eficiência e custos. Assim, foram redesenhados e adequados os processos de trabalho, normalizados os mecanismos de comunicação com as unidades de negócio e definidas as ações de fórum tecnológico e processual a implementar a curto e médio prazo.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente 120 dias.

REORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE MERCADOS DA DIREÇÃO DE OPERAÇÕES

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo otimizar a operativa da área de Mercados, nas vertentes de gestão de moeda nacional, gestão de moeda estrangeira e Bancos correspondentes, taxas de referência e operações de bolsa. Pretendia ainda identificar os automatismos que viabilizassem a consecução dos níveis de serviço e SLA estabelecidos, bem como a revisão e reorganização dos processos e respetiva estrutura organizativa.

>SOLUÇÃO:

Foi revisto o fluxo de processos e atividades da área de mercados e respetivas interações com outros órgãos de estrutura, tendo por base fluxo de valor, eficácia, eficiência e custos. Assim, foram redesenhados e adequados os processos de trabalho, normalizados os mecanismos de comunicação com as unidades de negócio e definidas as ações de fórum tecnológico e processual a implementar a curto e médio prazo.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente 90 dias.

SISTEMA DE PAGAMENTO A PRESTADORES DE SEGURADORA

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo implementar um sistema que automatizasse os processos relativos a pagamentos a prestadores.

>SOLUÇÃO:

Foi desenhado um protocolo de troca de informações para que as ordens de pagamento a prestadores pudessem ser validadas e processadas. Foram ainda desenhadas as principais funcionalidades a implementar e construído um protótipo do sistema pretendido.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente 90 dias.

Business Process Consulting e Custom SW Development

E-LEARNING SYSTEM

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo formar os utilizadores de um novo sistema de informação (central de risco), dotando-os dos conhecimentos necessários para uma utilização eficiente e eficaz do mesmo.

>SOLUÇÃO:

Foi desenhado e implementado um e-Learning System com os conteúdos educativos necessários, incorporado num Portal de Comunicação e Colaboração criado para manter todos os intervenientes informados.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso permitindo formar à distância mais de duas centenas de utilizadores.

ADEQUAÇÃO CORE SYSTEM DE ACORDO COM REQUISITOS DE EMISSÃO DE FATURAS

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo emitir todas as faturas relativas à cobrança de comissões de serviços e respetivos impostos de acordo com os requisitos vigentes.

>SOLUÇÃO:

Foram desenhadas, desenvolvidas e implementadas as alterações necessárias às aplicações existentes para que as faturas fossem emitidas de acordo com os requisitos definidos.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso num prazo aproximado de 12 meses.

bussiness_process_consulting2software_development

SISTEMA DE GESTÃO DE ARQUIVO DOCUMENTAL DA DIREÇÃO DE OPERAÇÕES

>DESAFIO:

O cliente pretendia otimizar a organização e gestão dos processos (documentos físicos a arquivar por processo) de contratação de operações.

>SOLUÇÃO:

A framework da Via Consulting foi utilizada como acelerador para a implementação da solução pretendida. Para as operações, contratadas ou não, que obrigam à existência de um dossier em arquivo com os documentos requeridos, foi implementado um sistema automático para gerar alertas. O sistema obriga a que os utilizadores tomem diversas ações/atividades, resultando das mesmas a garantia de que os processos/dossiers estão corretamente arquivados e facilmente localizáveis. O sistema gere ainda o trânsito dos documentos entre órgãos de estrutura, emitindo recibos de entrega e devolução dos documentos requisitados.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente quatro meses.

bussiness_process_consulting2software_development

FUSÃO BANCOS

>DESAFIO:

Decorrente de uma operação de fusão de dois Bancos, o nosso cliente pretendia que a fusão tecnológica e respetiva migração de dados para o sistema de destino (de um dos Bancos) fosse realizada num curto espaço de tempo (aproximadamente quatro meses) e com impacto reduzido para os clientes.

>SOLUÇÃO:

Procedeu-se à fusão dos dois sistemas Core Banking com a migração de todas as operações para o sistema de destino. Foi definida a estratégia de implementação para a fusão tecnológica em linha com os requisitos de negócio. Foram desenvolvidos todos os componentes de software necessários para a migração automática de dados (informações de clientes, contratos e operações e respetivos históricos, contabilidade e informação de gestão). Uma vez realizados os testes, foi feita a migração e operacionalizada a fusão dos Bancos durante um fim de semana.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado nas datas acordadas (aproximadamente quatro meses), com total satisfação do cliente.

bussiness_process_consulting2software_development

PLANO ESTRATÉGICO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES PRIORITÁRIAS

>DESAFIO:

O cliente pretendia identificar e corrigir as principais debilidades do Banco relativamente a infraestruturas tecnológicas, níveis de serviços do fornecedor do package (Core Banking System) e capacidades e competências dos Recursos Humanos da área de TI.

>SOLUÇÃO:

Foi definido um plano estratégico para desenvolvimento e atualização dos sistemas de informação, com diversas iniciativas que permitissem ao Banco atualizar as suas práticas, ferramentas e gestão ao nível das melhores práticas europeias. De entre várias ações, destacaram-se as seguintes:

> Elaboração do modelo de relação com o fornecedor do package Core Banking; 

> Atualização da infraestrutura de telecomunicações;

> Implementação de uma equipa de Desktop Management com utilização de imagens, proteção de redes, etc.;

> Atualização da versão do package de Core Banking para a versão mais atual do sistema;

> Implementação de um help-desk de suporte às agências;

> Formação de uma equipa de desenvolvimento em C#/MySQL.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado nas datas definidas (aproximadamente 20 meses), com total satisfação do cliente.
.

bussiness_process_consulting2software_development

SISTEMA DE PROVISÕES DE RISCO DE CRÉDITO

>DESAFIO:

O cliente (Banco) solicitou a implementação de um sistema para cálculo automático das provisões de riscos de crédito, que permitisse a análise e confirmação dos valores apurados.

>SOLUÇÃO:

Desenvolvemos um sistema que, além do cálculo das provisões, permite comparar a evolução histórica das provisões (o sistema contemplou a memória de fechos contabilísticos anteriores e produz dados da evolução com destaque para as principais variações). Deste modo, o sistema permite simular o impacto da alteração de critérios de provisões e/ou de dados de desempenho de clientes importantes (clientes com impacto relevante no balanço do Banco).

>RESULTADO:

O projeto foi realizado nas datas acordadas (aproximadamente 16 semanas), com total satisfação do cliente.

bussiness_process_consulting2software_development

SISTEMA PARA RECONCILIAÇÃO DE OPERAÇÕES REALIZADAS COM A WESTERN UNION

>DESAFIO:

O cliente pretendia desenvolver e Implementar um sistema que, utilizando as informações existentes no sistema Voyager – WU , conseguisse fazer a validação e reconciliação das operações com o Core System do Banco.

>SOLUÇÃO:

Desenvolvemos um sistema que, a partir da extração de dados gerados no sistema Voyager da Western Union, verifica os cálculos das comissões de acordo com o preçário acordado e analisa a contabilização efetiva das operações contra a matriz de contabilização definida pelo Banco, apontando os desvios (erros) ocorridos.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado nas datas acordadas (aproximadamente 12 semanas), com total satisfação do cliente. O sistema contribuiu para que o Banco solucionasse de imediato anomalias relacionadas com a contabilização destas operações.

bussiness_process_consulting2software_development

SISTEMA PARA PROCESSAMENTO DE FICHEIROS PARA PAGAMENTOS DE SALÁRIOS E PAGAMENTOS A FORNECEDORES

>DESAFIO:

O cliente tinha como objetivo desenvolver e implementar um sistema para automatizar a relação do Banco com os clientes no que diz respeito ao tratamento de ficheiros de pagamento de salários e fornecedores.

>SOLUÇÃO:

Desenvolvemos e implementámos um sistema, integrado com o Core System do Banco, com as seguintes funcionalidades: 

> Tratamento de vários formatos de ficheiros;
> Validação formal dos ficheiros, circuitos de validação de execução da operação, tratamento de incidências, validação de nomes, etc.;
> Utilização automática da conta corrente do cliente (se parametrizada);
> Gestão automática de plafonds da conta salário dos funcionários das empresas (se parametrizado);
> Gestão das comunicações internas (e-mails) e para clientes;
> Gestão das comissões de processamento e de produção de borderaux.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado nas datas acordadas (aproximadamente 18 semanas), com satisfação do cliente.

bussiness_process_consulting2software_development

SISTEMA DE BILLING A EMPRESAS ADERENTES AO SERVIÇO CARRIER USSD

>DESAFIO:

O cliente, com base em modelos já existentes, pretendia definir e implementar o modelo de Pricing a aplicar a empresas para o serviço de carrier USSD. Como resultado pretendia-se (i) a definição do modelo a aplicar; (ii) a implementação de uma solução que permitisse apurar os valores a faturar aos clientes e respetivos ficheiros para reconciliações com as operações registadas na gateway USSD.

>SOLUÇÃO:

Partindo de casos existentes, foi desenhado um modelo considerando volumes e tempo, a aplicar ao tráfego USSD processado. Uma vez aprovado esse modelo, foi implementada um solução tecnológica, com elevado nível de flexibilidade e parametrização, que responde às exigências e requisitos definidos.

>RESULTADO:

O modelo foi definido e implementado com total sucesso em aproximadamente 120 dias.

bussiness_process_consulting2software_development

RECONCILIAÇÃO FATURA TRÁFEGO USSD E SMS

>DESAFIO:

O cliente pretendia automatizar o processo de reconciliação das faturas relativas a tráfego USSD e SMS.

>SOLUÇÃO:

Foi desenhado e implementado um sistema que reconcilia (numa base diária e mensal) as operações processadas com as reportadas pelos operadores (em ficheiros padronizados que foram definidos).

>RESULTADO:

O modelo foi definido e implementado com total sucesso em aproximadamente 120 dias.

bussiness_process_consulting2software_development

REORGANIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO PROCESSOS PROCUREMENT

>DESAFIO:

O cliente tinha como principal objetivo melhorar os níveis de serviço e SLA relativos ao atendimento a clientes internos do Departamento de Procurement, bem como incrementar os níveis de eficiência e qualidade dos processos.

>SOLUÇÃO:

Foi desenhado o novo modelo organizativo do departamento de Procurement, o qual passou a estar assente numa estrutura matricial, permitindo endereçar os desafios e necessidades identificadas. Tendo presente o novo modelo organizativo, foram redesenhados e adequados os processos de trabalho e definidas as ações de foro tecnológico e processual a implementar.

>RESULTADO:

O modelo foi definido e implementado com total sucesso em aproximadamente 90 dias.

bussiness_process_consulting2software_development

VISA – VSS, CONTABILIZAÇÃO CLEARING & SETTLEMENT

>DESAFIO:

O cliente pretendia automatizar o processo de contabilização dos valores da compensação VISA (processamento da factura VISA) a partir dos ficheiros PDF disponibilizados. Com a automatização do processo pretendia-se reduzir o esforço operacional da equipa responsável por fazer a contabilização manual destas informações, eliminar o risco operacional decorrente de erros de digitação, e reduzir os custos financeiros associados a problemas de controlo das contas de liquidação.

>SOLUÇÃO:

Procedemos ao desenvolvimento de um sistema que, após o upload e integração do ficheiro VSS (“.pdf”) numa transação, gera todos os movimentos de contabilização necessários, com o detalhe requerido, tendo por base roteiros contabilísticos parametrizáveis. Realizámos o levantamento de requisitos, desenhámos e prototipámos a solução, desenvolvemos, testámos e demos suporte à sua exploração em ambiente de produção.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado nas datas acordadas (aproximadamente 12 semanas), com total satisfação do cliente.

bussiness_process_consulting2software_development

MASTERCARD – CONTABILIZAÇÃO CLEARING & SETTLEMENT

>DESAFIO:

O cliente pretendia automatizar o processo de contabilização dos valores da compensação MasterCard (processamento da factura MasterCard) a partir dos ficheiros .TXT rececionados. Com a automatização do processo pretendia-se reduzir esforço operacional da equipa responsável por fazer a contabilização manual destas informações (com substancial consumo de esforço), eliminar risco operacional decorrente de erros de digitação, e reduzir custos financeiros associados a problemas de controlo das contas de liquidação.

>SOLUÇÃO:

Procedemos ao desenvolvimento de um sistema que, após o upload e integração do kit de ficheiros (Clearing) disponibilizados pela MasterCard (“.txt”) numa transação, gera todos os movimentos de contabilização necessários, com o detalhe requerido, tendo por base roteiros contabilísticos parametrizáveis. Realizámos o levantamento de requisitos, desenhámos e prototipámos a solução, desenvolvemos, testámos e demos suporte à sua exploração em ambiente de produção.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado nas datas acordadas (aproximadamente 10 semanas), com total satisfação do cliente.

bussiness_process_consulting2software_development

AUTOMATIZAÇÃO DE ORDENS DE PAGAMENTO RECEBIDAS STP (STRAIGHT-THROUGH PROCESSING)

>DESAFIO:

O cliente pretendia automatizar a liquidação das Ordens de Pagamento Recebidas (mensagens Swift MT103 com condições para tratamento automático – STP), sem intervenção humana. Tinha também os seguintes objetivos: (i) automatizar o processamento das ordens que não possuíam condições STP (NSTP), classificando-as por tipo de erro e conduzindo o trabalho operacional do utilizador para a resolução do problema específico da ordem, incrementando assim os níveis de produtividade da equipa de operações; (ii) automatizar a emissão das despesas (MT191) das ordens tratadas.

>SOLUÇÃO:

Procedemos ao desenvolvimento de um Sistema custom, integrado com o Core System do Banco, que recebesse da rede SWIFT uma mensagem MT103 e, estando esta formatada correctamente, com todas as condições necessárias para processamento, a liquidasse na conta do cliente e produzisse todas as contabilizações necessárias (incluindo a afectação da conta do correspondente), de forma automática e sem intervenção do utilizador. Além disso, o sistema implementado também identifica as condições da ordem e produz automaticamente as mensagens (MT191) necessárias à reclamação das despesas, tanto “NSTP” como “OUR”, de acordo com os critérios definidos pela ordem de pagamento. Em colaboração com as diversas áreas de negócio do nosso cliente, realizámos o levantamento de requisitos, desenhámos e prototipámos a solução, desenvolvemos, testámos e demos suporte à sua exploração em ambiente de produção.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado nas datas acordadas (aproximadamente 16 semanas), com total satisfação do cliente.

Program and Project Management

bussiness_process_consulting2

PROGRAM MANAGEMENT OFFICE DA SUBSTITUIÇÃO DO CORE SYSTEM

>DESAFIO:

Ao abrigo de um programa de transformação do Core System, o cliente pretendia:


>
Suporte e aconselhamento, tendo em vista o apoio metodológico durante a fase de Due Diligence;
> Definição dos termos técnicos contratuais a salvaguardar junto dos fornecedores a contratar, nas vertentes de integração com o novo Core System e serviços de infraestrutura;
> Planeamento das atividades relativas à adequação de processos;
> Planeamento das atividades relativas a comunicação interna e externa do programa de transformação;
> Definição dos processos, meios e mecanismos que viabilizassem a implementação de um processo de Reporting contínuo, traduzido numa gestão proativa e eficiente.

>SOLUÇÃO:

Em colaboração com a área de TI do nosso cliente, apoiámos toda a fase de Due Dilligence, que permitiu selecionar os fornecedores responsáveis pela componente de integração com o System Core. Colaborámos no processo de contratualização dos fornecedores selecionados. Definimos o modelo de Governance e apoiámos na definição dos processos de comunicação interna e externa. Definimos e implementámos os processos de gestão e controlo do projeto, respetivos indicadores, evidências e relações causa-efeito. Realizámos o acompanhamento (Program Management & Control Office) de cada uma das frentes do Programa de Transformação, reportando informação a respeito de trabalho realizado vs. planeado e realizando o controlo orçamental do projeto. Identificámos e clarificámos potenciais riscos e elaborámos recomendações de solução ou propostas de ação.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente um ano e meio.
.


ANÁLISE AO MODELO DE ESTIMATIVA DE ESFORÇO DE MANUTENÇÃO DE APLICAÇÕES

>DESAFIO:

O cliente pretendia a colaboração da Via Consulting para rever, opinar e recomendar eventuais ajustes ao modelo de estimativa de esforço de manutenção de aplicações informáticas.

>SOLUÇÃO:

Foram identificados os constrangimentos que dificultavam uma clara avaliação das estimativas de esforço apresentadas. Foram recomendados ajustes ao modelo de estimativa de esforço vigentes.

>RESULTADO:

O projeto foi realizado com sucesso em aproximadamente 30 dias.

IT Services Architecture

 

ARQUITECTURA DE INTEGRAÇÃO

>DESAFIO:

O cliente pretendia definir uma arquitetura de integração state-of-the-art (sistemas de suporte à atividade do Banco – mainframe, sistemas de médio porte e baixa plataforma).

>SOLUÇÃO: 

Fase I – Em colaboração com as diversas áreas de TI e áreas de negócio, foram definidos os atributos e funcionalidades que uma arquitetura de integração deveria suportar para satisfazer os diversos clientes tecnológicos de uma arquitetura deste tipo. Foram entrevistados diversos níveis de utilizadores (desde as equipas técnicas às equipas de gestão) e definidos os requisitos dessa arquitetura. Foram analisadas várias ferramentas que pudessem dar suporte às necessidades definidas. 

Fase II – Do universo de ferramentas selecionadas, foi definido e executado um plano com o objetivo de garantir que, na prática, as ferramentas definidas materializavam os requisitos pelos quais foram eleitas. Para tal, foi executado um plano e constituída uma equipa multidisciplinar da VIA Consulting e do Banco para realizar testes e comprovar os atributos das ferramentas em questão. A equipa deslocou-se ao Reino Unido, aos laboratórios de Hersley (IBM), onde pôde comprovar na prática as funcionalidades definidas na seleção das diversas peças da arquitetura de integração. 

>RESULTADO:

O projeto terminou com a adoção da arquitetura de integração proposta.